sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ondas eletromagnéticas.


As ondas eletromagnéticas nada mais são do que vibrações de campos elétricos e magnéticos. Como sabemos, as ondas eletromagnéticas são ondas transversais, ou seja, a direção de propagação é perpendicular a oscilação da onda. Diferente das ondas mecânicas, as eletromagnéticas não precisam de matéria para que se propaguem. Há 7 tipos de ondas eletromagnéticas na natureza e elas são bastante conhecidas nos dias atuais. Abaixo está a imagem do espectro eletromagnético que vai das ondas de rádio aos raios gama.
Como mostrado na figura os tipos de ondas eletromagnéticas tem suas respectivas frequências e seus comprimentos de onda, isso que difere cada uma.














- Ondas de rádio: Ocupando a parte inferior do espectro, onde o comprimento de onda é maior que as demais (1.000 km), como o comprimento de onda é grande, as ondas batem nas camadas mais ionizadas da atmosfera terrestre sendo utilizada na transmição de TV, rádio, etc.
- Microondas: Com comprimento de onda menor que ondas de rádio (1 mm) elas conseguem atravessar a atmosfera da Terra, sendo usados na comunicação de satélites, com os radares, etc.
- Infravermelho: Ela é emitida por corpos quentes, quando emitida o objeto o aquece, seu comprimento de onda é de 10^-5 m. A maior parte da energia emitida por uma lâmpada é constituída por raios infravermelhos que podem ser sentidos na forma de calor.
- Luz visível: É uma pequena parte do espectro que pode ser vista por nós, nosso cérebro o interpreta como a cor vermelha. Seu comprimento de onda é de 10^-6.
- Ultravioleta: Elas favorecem certas reações químicas, são utilizadas nos bronzeamentos artificiais, etc. Seu comprimento de onda é de 10^-8 m.
- Raios X: Utilizados para medicina, quem nunca machucou um osso e foi ao médico bater raios-X? Como seu comprimento de onda é um dos menores 10^-10, tem poder de penetração melhor ajudando a observar as estruturas internas do nosso corpo.
- Raios Gama: Com o menor comprimento de onda, mas a maior frequência. São emitidos em núcleos atômicos nas transformações radioativas. São bastante penetrantes, é necessário camadas de chumbo para conter o poder desse tipo de onda eletromagnética. É extremamente perigoso aos seres vivos.

No ensino médio aprendemos a fórmula: Velocidade = comprimento de onda X frequência.
Ou seja, o comprimento das ondas eletromagnéticas é inversamente proporcional as frequências, quanto maior o comprimento de onda menor a frequência, e quanto menor o comprimento de onda maior a frequência.

Um comentário: