segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Por que o céu é azul? Eis a questão.

Quando mais nova eu me questionava a respeito do céu de noite ser preto e de dia ser azul, então eu me perguntava por que o céu é azul e não preto.
Eu pensei na lógica, se o céu é azul só de dia (que tem presença de luz solar), então o céu é azul pelo fato da luz deixá-lo azul. Foi o suficiente para me deixar satisfeita, mas depois eu quis realmente saber por que o céu é azul de dia e quando está anoitecendo fica avermelhado.

O Sol emite radiação, nós percebemos essa luz, extremamente brilhante, de coloração branca. Na luz existe o espectro luminoso que nos mostra a luz exibindo diferentes tonalidades de cor dependendo do seu comprimento de onda, ou seja, a luz é uma junção de várias cores como mostra a imagem abaixo:



Quando a luz chega à atmosfera terrestre ela se depara com as partículas, as moléculas de hidrogênio e oxigênio são algumas das muitas moléculas existentes na nossa atmosfera. Sendo assim, a luz “colide” com as partículas, o comprimento de onda azul é menor, fazendo com que a cor azul seja dispersa mais facilmente. Entretanto, o comprimento de onda da cor violeta -como visto na imagem acima- é menor que o da cor azul, mas a luz produz mais azul que violeta fazendo com que a imensidão do céu seja reinado pela cor azul.

Quando está anoitecendo a posição do Sol com relação à Terra faz com que as cores com comprimento de onda maior tome conta do céu, pois o “caminho é mais longo” e as cores com tamanho de onda menor já foram dispersas. Por isso que vemos o céu meio avermelhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário